
Texto: 1 Coríntios 11:23-30
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice ANUNCIAIS a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
...
Hoje, a partir das 19h30, a Igreja Unidos em Cristo vai celebrar a segunda Santa Ceia deste ano. Será uma noite de louvor, adoração e agradecimento ao Senhor Jesus, que sacrificou o seu próprio corpo e derramou até a última gota de sangue, para salvar a humanidade do pecado.
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.(Isaías 53:4-5)
É impossível olhar para o calvário e permanecer insensível ao amor de Cristo. O sangue de Jesus nos libertou de todo o pecado, de toda a condenação, de toda a maldição que havia sobre a humanidade.
Não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que foi selado pelo sacrifício do seu Filho, Jesus Cristo. Erga a tua voz e declare a tua liberdade: "Eu sou livre pelo sangue de Cristo".
Mas, então, por que celebramos a Santa Ceia? Qual é o verdadeiro significado dessa cerimônia? Por que utilizamos o pão e o cálice (suco de uva) nessa celebração?
Ao contrário do que muita gente pensa, a Santa Ceia não foi criada por uma igreja e nem menos por um líder religioso. A cerimônia foi instituída pelo próprio Jesus na noite em que foi traído. Era um tempo de festa para o povo judeu, que estava celebrando a páscoa. Porém o Messias estava participando de sua última refeição, antes de ser preso, torturado e brutalmente sacrificado na cruz do calvário.
Observe o que disse Jesus: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22. 19-20).
Desde então, a Santa Ceia é celebrada pelos seguidores de Cristo, como lembrança viva de sua morte e sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Por isso, até hoje a realizamos como um memorial ao Salvador. Mais do que um cerimônia religiosa, a Santa Ceia é ato de louvor e adoração ao Senhor Jesus, o nosso Salvador, que levou sobre si todas as nossas dores.
Ele, verdadeiramente, morreu em nosso lugar, pagando o preço pelo nosso pecado e a nossa rebeldia. Quando tomamos o pão e o suco de uva, demonstramos a nossa gratidão ao Messias pelo sacrifício consumado no calvário. Assim o pão representa o corpo de Jesus, que foi ferido, moído e transpassado pelos pregos na cruz. E o cálice representa o sangue, que foi derramado para a remissão dos nossos pecados.
Ele, verdadeiramente, morreu em nosso lugar, pagando o preço pelo nosso pecado e a nossa rebeldia. Quando tomamos o pão e o suco de uva, demonstramos a nossa gratidão ao Messias pelo sacrifício consumado no calvário. Assim o pão representa o corpo de Jesus, que foi ferido, moído e transpassado pelos pregos na cruz. E o cálice representa o sangue, que foi derramado para a remissão dos nossos pecados.
Além de ser um memorial, a Ceia é um momento de comunhão da igreja e fortalecimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo.
Porém, a Santa Ceia não deve ser tomada de qualquer forma, para não escandalizar o sacrifício de Cristo. Antes de participarmos da Ceia, devemos examinar e julgar as nossas próprias atitudes. Pois aquele que come e bebe indignamente, come e bebe para a sua própria condenação. Se existe algo que nos condene, devemos nos concertar primeiro, e então comer do pão e beber do cálice.
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” (1Co 11. 28-29)
Portanto, a Ceia é mais que uma reunião de crente; é uma comunhão no sentido vertical, com Deus; e no sentido horizontal, com os irmãos. É a festa da família de Deus (Ef 2.19). Queres participar da Ceia do Senhor? Aceita a Cristo e terás lugar à mesa!
Fique na paz!
Fique na paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário