sábado, 11 de fevereiro de 2012

Somos um – Parte II




Qual é a primeira imagem que vem à sua mente quando você ouve a palavra Igreja? Muitos entendem que a igreja é a congregação de pessoas, que praticam determinadas liturgias dentro de um templo. Ledo engano.

O apóstolo Paulo, que foi o maior “fundador” de igrejas no primeiro século da era cristã, quebrou esse mito na carta aos coríntios. Segundo ele, a igreja é o Corpo de Cristo na terra, que reúne pessoas de várias origens, línguas e culturas, com o objetivo de adorar e exaltar o nome do Senhor.E quem pode fazer parte dessa igreja ou do corpo de Cristo? Todos aqueles que aceitam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.


“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?

Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.

Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;

E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;

Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.

(1 Coríntios 12:12-27)


Um corpo necessita de “integridade” para ter um bom funcionamento. Todos os membros e órgãos precisam realizar as suas tarefas corretamente para que o corpo esteja em perfeito equilíbrio. Imagine se os braços deixarem de funcionar: o corpo perde a coordenação motora e não terá condições para realizar serviços básicos, como alimentação, banho e etc.

A ideia do corpo tem um significado muito forte sobre o papel da igreja sociedade. O Corpo de Cristo é constituído por vários membros, que exercem funções distintas para o bom funcionamento da igreja.

“Desta forma não há judeu, nem grego, não há servo nem livre, não há macho nem fêmea, pois todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3. 28).

Dentro da Igreja a diversidade convive com a unidade porque é o Espírito Santo quem realiza a tarefa da união. “Há diversidade de dons, mas o espírito é o mesmo, há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo” (I Coríntios 12. 4 – 5).

O princípio da unidade está na essência da igreja. Por isso, os membros devem estar interligados, atuando em perfeita união, para o fortalecimento do Corpo de Cristo. Isso só é possível através da COMUNHÃO entre os filhos de Deus.A verdadeira igreja do Senhor é conhecida pela comunhão entre os irmãos. Uma igreja sem comunhão não passa de um ajuntamento de pessoas. Uma igreja sem comunhão está doente. Uma igreja sem comunhão está fora do propósito de Deus. Uma igreja sem comunhão está condenada ao fracasso. Por isso, devemos lutar incessantemente pela unidade do Corpo de Cristo, para que a palavra de Deus seja pregada em todos os cantos da terra.

É necessário estar ao lado do teu irmão nos momentos de abundância e nos momentos de escassez, nos momentos de alegria e nos momentos de angústia, nos momentos de triunfo ou nos momentos de decepção. Se ele estiver necessitado ou desamparado, você não vai descansar enquanto não encontrar uma solução para o problema dele.

“De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele”. (vers.:26)

Quando a igreja vive em unidade ela atende o desejo de Cristo expresso em João 17. 21 “E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (NTLH). Quando os não crentes olharem para a Igreja e a virem unida, manifestando o amor de uma forma prática, eles conhecerão a extensão e a profundidade do amor de Deus, então terão o desejo de fazer parte desta comunhão.


Uma igreja que vive em perfeita comunhão atende o desejo expresso pelo SEnhor Jesus:

“E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17: 21)

A comunhão da igreja vai despertar a atenção daquelas pessoas que ainda não fazem parte da família de DEus. Quando espiarem do lado de fora vão perceber que naquela Casa de Oração, o amor de Deus está presente, de forma pura e genuína. Então terão o desejo de fazer parte dessa comunhão.

Por outro lado, o que vai acontecer se a mesma pessoa perceber que a igreja está dividida, com muitas fraturas, cheia de inveja e fofoca? Essa pessoa vai rejeitar aquele ambiente conturbado e não terá a oportunidade de conhecer o amor de DEus.

Assim a unidade da igreja é imprescindível para o crescimento da obra de DEus aqui na terra. Deus está lhe chamando para uma vida de comunhão, amizade, fidelidade, amor, respeito e lealdade ao teu irmão.

Não perca mais um minuto com brigas, dissensões, fofocas, picuinhas, ladainhas e tudo aquilo que provém do maligno para destruir a unidade da igreja. Através da nossa unidade, o nome do Senhor será exaltado até os confins da terra. Somos um!

Fique na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário